Como Tirar o Nome da Lista Negra dos Bancos

ago 25, 2019 Empréstimo
Como retirar seu nome da lista de restrição

Como Limpar o Nome no SPC e SERASA? Como retirar seu nome da lista de restrição interna de bancos e financeiras? Limpar o Nome da Lista Negra dos Bancos

A não ocorrência da quitação de uma dívida financeira junto a uma empresa pode negativar o nome do consumidor brasileiro no mercado, conhecido popularmente como “nome sujo”, fazendo com que o mesmo, possa encontrar problemas na hora de conseguir crédito, ao ter seu nome incluído aos cadastros restritivos de crédito.

Quando isto acontece instituições, como a exemplo, do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e SERASA, repassam as empresas o nome daquelas pessoas que estão com suas dívidas em aberto.

A inclusão do nome nestes sistemas não é automática, devendo o consumidor ser anteriormente avisado por escrito, tendo um período de até dez dias para regularizar as dívidas que estejam inadimplentes.

Então, para poder “limpar o nome” desses sistemas, o consumidor precisa quitar o débito junto à empresa credora. Esta tem até cinco dias para excluir o nome do consumidor do sistema do SPC e SERASA.

Os direitos dos consumidores é protegido pela Lei n.º 8.078/90 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor, onde encontram-se um conjunto de normas de proteção e defesa do consumidor, entre estas constam os regulamentos para ser retirado o nome do consumidor dos cadastros de proteção ao crédito.